Blues, Beat & Beer
sábado, setembro 17, 2005
  O Nome do Golpe

Eu nunca fui muito de me ligar as coisas. Menos ainda, nunca fui de ficar pensando em ter uma carreira bem sucedida. Já larguei várias coisas na metade porque achei que era hora e desisti de muitas coisas pelo simples motivo de não me agradarem. Mesmo para minha mulher sempre disse, desde o dia que nos conhecemos, que eu nunca seria um cara rico. Talvez esse tipo de ambição não sirva para mim.

Mas uma coisa que eu sou apaixonado é essa maquina maravilhosa chamada Motocicleta. Principalmente se for uma Harley Davidson. Ouvir aquele ronco é como música. Com certeza essa é a melhor invenção do homem. Concordo que a roda é a invenção mais importante. Mas isso só comprova como a moto é a invenção mais perfeita, tem duas. E mais que duas rodas é exagero.

Em uma dessas discussões pela internet sobre motos, um cara pergunta qual é o caminho para chegar a uma Harley. Todo o tipo de resposta imaginável foi dada. Roubo, trapaça e jogatina foram as mais leves. Mas no final, não se chegava a lugar nenhum. Quem já tinha uma, continuava com sua Harley, e quem não tinha ainda (meu caso), ficava ainda mais desanimado porque não via a menor chance de ter uma com os conselhos que vinham dessa discussão.

Mas para mim a discussão poderia ter acabado no momento que o Manco (eu não o conheço, mas ele se chama dessa forma) deu sua opinião. Não que isso me influencie a fazer algo a mais do que eu faria para ter a minha, mas posso dizer que ele colocou de uma forma muito interessante algo que a gente aceita como comum.

Ele falou o seguinte:

"Eu fiz uma pesquisa sobre aquelas coisas que eu falei lá atrás, e eu acho que a melhor jogada para se conseguir grana é explorar o trabalho do próximo ficando com a mais valia, dá mais dinheiro que sequestro.E você não precisa de ficar com a pessoa sob sua custódia, como no sequestro, você só fica com o produto do trabalho dele. Outra é que a vítima na maioria das vezes nem se dá conta que está sendo explorada. Os malandros mais espertos do mundo praticam, e são os mais ricos.

À primeira vista pode parecer que traficar drogas dá mais dinheiro porque a margem de lucro é mais alta, mas o volume de grana que dá pra levantar com a mais-valia é maior. E você não precisa subornar a polícia e os políticos, como tem que fazer no tráfico. Nessa modalidade de crime você só precisa de subornar os políticos, a polícia até te ajuda dando porrada nas suas vítimas (popularmente chamados no mundo do crime de otários) se elas se derem conta e reclamarem.

Mas ai de você se não subornar, os políticos , eles não te prendem nem nada, muito pior, muito pior, eles te colocam da posição de explorador para explorado. Nesse golpe tem dois tipos de otário, um que o Karl Marx chama de "proletários" e o outro " pequenos burgueses" , que é o que que você vira se esquecer de molhar a mão dos caras. Em outras palavras, tem todo tipo de otário, e nasce mais de um todo dia, tem otário que sabe que é otário, tem otário que nem desconfia, e tem otário que acha que é malandro, e esses são os mais otários .

Ficar rico trabalhando? Que idéia, meu camarada! Você acha que tem alguém nesse mundo que fica rico explorando só o próprio trabalho? Então os operários devem trabalhar muito pouco, ou o trabalho deles deve valer quase nada, porque o presidente da compania ganha mais que uma centena deles. Não , meu filho , se você quiser ganhar tutu de verdade o golpe é esse. Mas se você insiste em trabalhar, lembre-se que todo crime dá trabalho para cometer."

E completou,

"O nome do golpe é capitalismo. Ah, só um toque: quando for praticar, seja esperto e não escravize a vítima, pode parecer que dá mais grana mas dá menos."
 
Comments: Postar um comentário

<< Home

Site Meter

Divulgue o seu blog!



Christon Delàs
christon.delas@yahoo.com

"It comes blundering over the
Boulders at night, it stays
Frightened outside the
Range of my campfire
I go to meet it at the
Edge of the light."
Gary Snyder
(How Poetry Comes to Me)

Um Dia Eu Escrevi Isso
A Origem de Tudo / O Melhor Produto da Religião / O Possante / A Ambição é uma Merda /

Os Ultimos Textos
Carl Gages, em 1984 / La Grange / A Origem de Tudo / America (Allen Ginsberg) /

No Passado
agosto 2005 / setembro 2005 / outubro 2005 / novembro 2005 / dezembro 2005 / janeiro 2006 / março 2006 / abril 2006 / junho 2006 / setembro 2008 / fevereiro 2009 / junho 2009 / maio 2011 / setembro 2012 /